- 03jun
Saúde e qualidade de vida andam juntas: saiba como melhorar!
A relação entre saúde e doença vem sido estudada há anos. A medicina por muito tempo focou apenas no biológico do indivíduo para estabelecer possíveis causas de patologias, mas o ser humano é muito mais que apenas seu corpo. Ao longo do tempo, percebeu-se que a associação envolve parâmetros que vão muito além do físico. Se perguntar para diferentes pessoas o que é bem-estar, diversas respostas distintas serão obtidas. Quando se trata de saúde e qualidade de vida, o que se pode inferir a respeito? Quais associações são realizadas? Neste artigo, vamos abordar alguns aspectos sobre o tema. Continue a leitura!A associação entre saúde e qualidade de vida
Antes de tudo, é preciso realizar uma breve conceituação de termo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Concluímos, portanto, que a qualidade de vida é um dos meios para alcançar uma vida saudável. A associação entre os conceitos retrata a interdependência entre eles e a necessidade de um conjunto de ações para que sejam assegurados. Ser saudável envolve muito mais que não estar doente ou não fazer o uso de medicamentos. O bem-estar da mente e social requer práticas diárias e é influenciado por diferentes aspectos, como: socioculturais, condições econômicas, relações interpessoais, estilo de vida, dentre outros.As boas práticas para o bem-estar
Antes de abordarmos, de fato, algumas práticas para o bem-estar, reforçamos que qualidade de vida é um conceito subjetivo, ou seja, cada pessoa tem uma percepção própria do que é saúde. Agora, veja a seguir algumas medidas que auxiliam a melhorar tal percepção!Exercícios físicos
Quando se trata de atividade física, os benefícios para a saúde englobam uma série de fatores. O primeiro deles é o fortalecimento da musculatura e de estruturas osteoarticulares. Além do sistema musculoesquelético, outras funções do corpo são influenciadas diretamente, como a cardíaca e a respiratória. Os exercícios melhoram o desempenho cardiopulmonar, tornando mais eficientes os batimentos e as trocas gasosas realizadas. Ressaltamos, ainda, o impacto no sistema límbico, ou seja, aquele responsável pelos prazeres e emoções. Exercitar-se aumenta a liberação de neurotransmissores associados à felicidade.Alimentação adequada
A alimentação adequada potencializa os resultados das atividades físicas. Comer bem não significa se alimentar em grandes quantidades, mas sim, ingerir os nutrientes necessários para as funções metabólicas. Diminuir a ingestão de fast foods, por exemplo, e preferir legumes, verduras e frutas, vai muito além da questão estética. Assim, os níveis glicêmicos e o perfil lipídico (colesterol e triglicérides) diminuem, afastando complicações, como o infarto agudo do miocárdio.Padrão de sono
Dormir as horas de sono indicadas para cada faixa etária é muito mais importante do que se imagina. Não é à toa que o padrão de sono irregular figura como um sintoma de diversas doenças associadas ao emocional. As horas de sono são necessárias para o processo de aprendizado e memória, quando o cérebro processa tudo aquilo vivido no dia. Além disso, é fator de risco para doenças coronarianas, podendo ocasionar, também, infarto.Após a abordagem feita, é possível compreender a associação entre saúde e qualidade de vida. Ao longo do texto, indicamos algumas boas práticas para melhorar o bem-estar. Contudo, reiteramos que para serem obtidos bons resultados, é ideal que um profissional especializado em cada área possa acompanhar o processo de evolução.Ficou alguma dúvida ou quer dar uma dica para melhorar a qualidade de vida? Então, não deixe de comentar este post!27maioAtendimento preferencial: 3 sugestões para fazê-lo corretamente
Uma das principais obrigações de um bom prestador de serviço é o atendimento de qualidade. Quando o assunto é atendimento preferencial, o importante é estar ainda mais atento e preparado. Atender a idosos, gestantes, pessoas com deficiência e aos demais que necessitam de um tratamento diferenciado, não é apenas uma questão de bom senso, mas uma obrigação legal. De acordo com a Lei 10.048/00, de 2003: “as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a sessenta anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário”. Portanto, o melhor possível deve ser feito para esse público-alvo. Na sequência deste artigo, nós daremos três sugestões para que o atendimento preferencial seja realizado da melhor maneira possível. Confira!1. Capacite a equipe para que ela saiba quem tem direito a atendimento preferencial
É fundamental que os funcionários saibam quem tem o direito de receber o atendimento preferencial. Por isso, um treinamento, que exemplifique o que a lei pede e dê exemplos de situações cotidianas, deve ser feito com atenção e qualidade. O conhecimento dos seus funcionários pode evitar constrangimentos futuros. Além disso, as pessoas com deficiência visual, auditiva, mental e/ou física precisam de atendimento prioritário, necessitando, em alguns casos, de adaptação técnica de espaços ou ajuda para a locomoção. Esteja atento à acessibilidade do consultório, evitando que algum cadeirante não tenha como chegar à sua clínica.2. Reserve espaços de espera e guichês de atendimento
Outra prática fundamental é reservar espaços para quem necessita de cuidados especiais. Mesmo com o atendimento preferencial, em algum momento, o paciente precisará esperar para ser chamado. Portanto, é importante que um espaço seja reservado para essa necessidade. Guichês de atendimento preferencial, também, são necessários para agilizar esse processo. Mas é bom lembrar que, se houver um movimento grande de pessoas com a necessidade de atendimento preferencial, o guichê reservado pode ficar mais demorado que os normais. Nesses casos, é bom estar atento e, se necessário, utilizar os demais guichês para fazer esse serviço. O importante é nunca deixar alguém que precisa de serviço preferencial esperar muito tempo.3. Invista em um sistema de gestão de senhas de atendimento
Filas desorganizadas costumam gerar insatisfação nos clientes. Uma boa solução para evitar esse problema é utilizar um sistema de gestão de senhas para atendimento. Esse sistema pode ajudar a organizar o serviço e agilizar o atendimento preferencial, deixando que todos os funcionários vejam, de forma rápida e clara, quais pacientes estão na prioridade para serem atendidos. As sugestões dadas transformarão sua clínica em referência no atendimento. Além de estar dentro da lei, você, também, demonstrará que se importa com seus pacientes e poderá dar um tratamento digno e adequado para cada necessidade. Então não poupe recursos e tempo para oferecer o melhor atendimento preferencial possível. Você não irá se arrepender! Quer receber mais dicas e sugestões para o bom funcionamento da sua clínica? Não perca tempo! Assine, agora mesmo, a nossa newsletter e receba mais conteúdos de qualidade.20maioComo aprimorar processos para melhorar a experiência do paciente?
Todo cliente gosta de ser bem tratado em qualquer lugar onde precise ir, seja uma repartição pública, lojas, restaurantes, cinema, hospitais etc. Essa realidade também se aplica em relação às clínicas. É preciso investir em vários aspectos para melhorar a experiência do paciente, proporcionando agilidade e satisfação e aumentando a possibilidade de seu retorno. A experiência do paciente com a clínica, envolve muitos aspectos, desde o primeiro contato, que pode ser por telefone ou online, até o pós-atendimento. De um modo geral, ela é medida de acordo com a percepção do paciente a respeito de todos os processos que o envolvem com a clínica. Neste artigo, daremos algumas dicas de como aprimorar os seus processos e assim conseguir uma satisfação maior dos clientes. Confira!Tenha um bom sistema de gestão online
Um dos benefícios que a tecnologia pode trazer para a sua clínica é poder ter um sistema de gestão online. Ele pode ser útil para pacientes e também para a equipe de trabalho. Uma boa prática é usar uma ferramenta para o agendamento online. Ele é o primeiro contato que o paciente terá com a sua clínica, quanto mais opções e mais qualidade tiver, mais satisfeito o cliente ficará.Otimize o fluxo de comunicação entre os colaboradores
Numa clínica movimentada e com muitos pacientes, a boa comunicação entre os colaboradores pode evitar erros e falhas da equipe. Uma maneira eficiente de melhorar o relacionamento é investir em uma ferramenta de comunicação interna. Usada de forma correta, a ferramenta ajuda a evitar que mais de uma pessoa faça o mesmo trabalho, ou que ninguém faça uma atividade necessária, proporcionando, assim, um atendimento mais eficaz.Padronize processos
É uma maneira de melhorar a gestão da clínica. A padronização permite que todo funcionário saiba o que deve ser feito e evita que se perca o rumo ou que se cometam erros. Com todos agindo dentro de um mesmo padrão diminuirá a probabilidade de que erros aconteçam. Para alcançar um padrão elevado, algumas atitudes devem ser tomadas. Investir em treinamentos para a equipe é um desses passos. Criar um bom roteiro de atendimento, deixando-o como uma ferramenta para guiar o atendimento, também é uma prática que ajuda a padronizar os serviços.Melhore a experiência do paciente com pesquisas de satisfação
A melhor maneira de medir a experiência do paciente é perguntando diretamente para ele. As pesquisas de satisfação conseguem respostas diretas sobre como as coisas estão funcionando em uma clínica. Se muitas pesquisas apontarem para falhas na recepção, é porque, realmente, algo está errado naquele setor. Com as pesquisas, você consegue direcionar os esforços para as áreas específicas que os clientes detectaram como falhas. As práticas citadas acima são elementos que trarão mais eficiência para o atendimento e contribuirão para a melhora da experiência do paciente. Ao perceber o padrão da clínica e a excelência nos processos mais variados de atendimento, o cliente valorizará esse esforço e se sentirá melhor ao precisar desse serviço. Você quer mais dicas importantes para o sucesso de sua clínica? Então continue em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Como atrair pacientes para a clínica? Descubra agora! ” e se torne especialista no assunto!13maioUm software de acompanhamento da agenda médica é indispensável!
Não se pode negar que o cotidiano é preenchido pela rotina e por compromissos distribuídos ao longo do dia. Por isso, em uma empresa, a organização dos horários é fundamental. Quando consideramos uma clínica de especialidades, é preciso ressaltar que são vários profissionais envolvidos na prestação de serviços. Neste caso, como manter a organização dos agendamentos? Diante da importância do fator para o estabelecimento, falaremos neste artigo sobre a agenda médica e as boas práticas para sua implementação. Continue a leitura!A importância da agenda médica
Embora possa parecer uma tarefa simples, não é fácil manter a organização da agenda quando não são utilizados os recursos adequados. Diante do número de profissionais e a alta demanda pelos serviços, agendar uma consulta pode ser tarefa impossível. Dessa forma, é possível compreender o quão é essencial uma boa metodologia para marcação de consultas. É necessário conhecer bem os serviços oferecidos para que seja estimada a duração de cada horário, além de estabelecer um intervalo de segurança entre eles. Com essas medidas, a disponibilidade de marcações da clínica torna-se mais fiel à realidade do local, evitando que o paciente passe muito tempo na sala de espera. A dinâmica adotada é importante, ainda, para agilizar os atendimentos, evitando a ociosidade ou superlotação do estabelecimento. Por fim, a organização da agenda médica tem impacto no faturamento do negócio, visto que melhora o fluxo de pacientes e evita prejuízos com horários ociosos ou cancelamentos, por exemplo.As boas práticas para uma agenda organizada
Agora que você já sabe que uma agenda organizada é indispensável para o bom funcionamento da clínica, veja a seguir algumas dicas que devem ser colocadas em prática!Opte por uma agenda online
Diante dos avanços tecnológicos vividos nas últimas décadas, o uso de agendas de papel está se tornando cada vez mais obsoleto. Engana-se quem pensa que as planilhas, por serem eletrônicas, figuram como a melhor opção para organizar. Na verdade, o recurso mais viável é a agenda online, capaz de ser facilmente acessada pelos profissionais autorizados. Assim, por meio dos seus dispositivos móveis, eles conseguem visualizar como está o dia de trabalho. Portanto, o uso de um recurso online possibilita a integração das agendas de todos os colaboradores, centralizando as informações e atualizando-as de forma instantânea, ou seja, indicando cada nova consulta marcada/desmarcada e eventual alteração de horário.Invista em um software de gestão
Uma das maneiras de adquirir uma agenda online é por meio de um software. Na verdade, é uma excelente opção para a clínica implementar um sistema de gestão, considerando todas as ferramentas que ele oferece. Pensando no âmbito do agendamento, é possível personalizar os horários de acordo com a realidade do negócio, considerando:- número de colaboradores;
- duração estimada da consulta;
- intervalo entre agendamentos;
- dias nos quais cada profissional atua.
Envie lembretes para os pacientes
Seja em uma consulta próxima, seja para uma marcação distante, o dia a dia das pessoas é, no geral, repleto de compromissos e responsabilidades. Então, é crucial lembrar os pacientes sobre o dia e o horário agendado à medida que a consulta se aproxima. O lembrete pode ser enviado pelos canais de comunicação salvos durante o cadastro, como e-mail, SMS ou mensagem por aplicativos. Caso não confirmada a consulta, é melhor para a clínica saber o quanto antes, a fim de não deixar o horário ocioso. Complementando, para que sejam preenchidos os horários desmarcados, faz-se necessária uma lista de espera, contendo o nome e o contato dos pacientes que aguardam por consultas com maior urgência.Acompanhe os relatórios
Outra ferramenta que um software de gestão oferece é a geração de relatórios de desempenho. Isso permite que os gestores avaliem o andamento das marcações, identificando, ainda, parâmetros referentes ao cancelamento (horário, frequência e motivos). Ademais, acompanhar os agendamentos permite que seja estimado o faturamento mensal, viabilizando medidas alternativas caso não seja atingida a meta necessária para a boa gestão da organização.As vantagens de uma agenda médica
Por fim, elaboramos um levantamento dos principais benefícios de manter a agenda médica organizada. Confira!Agendamento facilitado
O agendamento é um dos momentos iniciais da experiência do paciente com o serviço. Encontrar dificuldades nesta etapa figura como algo indesejado, prejudicando todo o restante da jornada do usuário. Portanto, é crucial para a clínica optar por recursos que facilitem a marcação da consulta. A agenda online é, de fato, uma excelente aposta, pois permite que o agendamento seja feito por um dispositivo com acesso à Internet. Isso torna prática uma tarefa que antes era desgastante, exigindo ligações e tentativas incessantes de compatibilidade de horário. O agendamento não precisa, ainda, ser feito necessariamente em horário comercial, considerando que não requer um colaborador mediando a marcação.Integração com prontuário
Além de integrar e centralizar os horários, o software permite que o agendamento já seja vinculado ao prontuário do paciente marcado. A princípio, a primeira vantagem disso é que o profissional identifica rapidamente quais casos serão atendidos no dia. Já o segundo ponto é o impacto positivo na agilidade dos processos da clínica. Antes, era dever dos colaboradores separar manualmente os prontuários do dia. Com a automatização dessa função, os profissionais podem se dedicar a outras tarefas.Menor prejuízo
Em suma, o impacto de todas as medidas é percebido no faturamento da clínica. Melhorar o agendamento atrai novos pacientes para o local, além de fidelizar os que já são usuários. O envio de lembretes, associado à confirmação ou ao cancelamento de agendamentos com reposição por meio da lista de espera, é um processo crucial. As organizações que utilizam esse recurso, sem dúvidas, apresentam destaque diante da concorrência. Concluímos, enfim, que a gestão da agenda médica é fundamental para o sucesso de uma clínica. Além do benefício econômico, a implementação de um software melhora a experiência dos pacientes com a assistência recebida, contribuindo para a sua fidelização. Aumente o desempenho da sua clínica e se estabeleça como referência no ramo! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como nosso software pode auxiliar!