- 01jul
Experiência do paciente: como reduzir o tempo de consulta médica?
A experiência do paciente depende de muitos fatores, porém, o tempo de consulta médica é um dos mais importantes para garantir a satisfação. Seja na recepção, seja em qualquer outro processo, ninguém gosta de esperar por longos períodos. A demora no atendimento é um dos principais determinantes da experiência do paciente e um dos principais geradores de insatisfação. Por isso, é importante procurar meios de otimizar esse tempo e oferecer o melhor atendimento possível, conseguindo, assim, um maior índice de fidelização dos pacientes. Neste artigo, daremos algumas dicas para reduzir o tempo de consulta médica e sugestões de como monitorar esse indicador. Confira!Dicas para diminuir o tempo de consulta médica
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o tempo de espera e melhorar a experiência do paciente. Confira algumas delas!Utilize softwares que ajudem na gestão de tempo
A tecnologia é uma excelente aliada na luta por melhorar todos os processos de atendimento. Um software pode agilizar várias etapas do serviço, como a marcação de consultas, a emissão de receitas médicas e os cancelamentos. Ele pode ser útil para sugerir o melhor local, a hora e a data para atendimento, facilitando o processo de agendamento tanto para a clínica quanto para os pacientes.Tenha uma agenda bem organizada
Um horário marcado de forma errada é suficiente para criar uma falha no atendimento e atrasar os demais. Por outro lado, uma agenda bem organizada aumenta a probabilidade de reduzir o tempo de espera e diminui a chance de erros, como a marcação de dois pacientes no mesmo horário. Uma boa solução é usar agendas eletrônicas, que dão maior controle sobre as consultas e mais agilidade e facilitam o acesso aos dados. Também é importante conscientizar todos os colaboradores para que respeitem e cumpram os horários estabelecidos na agenda.Adote um sistema de prontuário eletrônico
Novamente, a tecnologia sendo útil para reduzir o tempo de espera. Por que guardar todos os dados dos pacientes em papéis, se você pode usar um prontuário eletrônico que reúne todos os dados em um só local? Todas as informações ficam guardadas na nuvem, o que permite que sejam acessadas por qualquer dispositivo e por mais de uma pessoa simultaneamente, agilizando os processos.Métricas que devem ser acompanhadas
Além de seguir as dicas dadas acima, é interessante estabelecer métricas de atendimento que devem ser acompanhadas por todos os colaboradores. Entre os índices que podem ser medidos, estão o tempo máximo de espera para a consulta, o tempo médio de atendimento e o tempo médio de resposta a um paciente. Esses números podem determinar quais processos podem ser otimizados para melhorar os resultados de atendimento. Seguindo as dicas dadas neste texto, é grande a possibilidade de você conseguir diminuir o tempo de consulta médica para seus pacientes. Lembre-se de que esse é um dos principais fatores levados em conta por eles, e isso indica que, em caso de boa experiência, a chance de eles retornarem aumenta. Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler mais um artigo e descobrir como aprimorar processos para melhorar a experiência do paciente.24junSaiba como usar a seu favor a tecnologia na relação médico-paciente
A medicina mudou bastante nas últimas décadas, com isso a utilização da tecnologia na relação médico paciente tem aumentado cada vez mais, dado que por meio de aplicativos online os médicos têm informações detalhadas, permitindo um tratamento personalizado. No passado, os arquivos eram armazenados em locais físicos, o que dificultava a localização de dados muito antigos. Contudo os softwares de gerenciamento de clínicas e hospitais possibilitam que todos os registros sejam transcritos no meio digital, tornando-os acessíveis aos envolvidos. Esse sistema melhora a experiência do paciente, pois o profissional entende seu histórico completo de saúde. Além de garantir uma vantagem competitiva para a sua clínica, uma vez que os atendimentos serão mais assertivos e os diagnósticos mais precisos. Neste post, você conhecerá as vantagens de implementar a tecnologia na sua relação com o paciente. Continue acompanhando!Automatização de processos e atendimento
Reduzir custos e melhorar a produtividade é uma combinação possível por meio da automatização das tarefas operacionais da sua clínica. O objetivo principal é otimizar o desempenho e aumentar o acesso às informações. Usar esse recurso faz com que os funcionários utilizem o conhecimento pelo qual foi treinado. Médicos, recepcionistas e atendentes, por exemplo, têm boas habilidades com pessoas, essencialmente em ocasiões que envolvem alguma enfermidade. No entanto, para que esse atendimento seja mais humanizado, é necessário que esses profissionais dediquem todo o seu tempo para dar a devida atenção ao paciente. Nesse caso, considerar a implementação de um sistema que automatize os processos internos permite um trabalho mais eficaz focado nas pessoas e não na burocracia, uma vez que este procedimento será realizado por um software de gerenciamento. É importante mencionar que essa facilidade é positiva aos pacientes e funcionários da instituição. Dado que a função de agendamento online reúne todas as informações sobre as consultas realizadas de cada paciente, promovendo maior agilidade nos atendimentos. Sem falar na autonomia dos usuários que podem cancelar seus procedimentos via SMS ou e-mail, poupando o tempo dos recepcionistas para que foquem nos serviços mais importantes.Utilização da telemedicina para realização de consultas
Esse termo é usado para se referir à videoconferência entre médico e paciente, podendo ser aplicado a vários setores da saúde. A telemedicina superou as barreiras causadas pela distância, já que esse recurso possibilita a realização de consultas e apresentação de laudos de exames. Adaptar sua clínica para receber esse recurso não é difícil. Além disso, viabiliza a troca de informações entre médicos e agiliza diagnósticos, visto que esse método facilita o envio de exames para especialistas localizados em outras regiões. Se você está preocupado com a segurança desses dados, pode ficar tranquilo! A principal vantagem da telemedicina é que os arquivos dos pacientes ficam armazenados em ambiente seguro e são acessados apenas por pessoas autorizadas, por meio de login e senha, além de criptografia de conteúdo. Enquanto documentos físicos podem ser perdidos facilmente entre outros papéis.Implementação de softwares que melhoram a gestão hospitalar
Implementar softwares de gerenciamento para a sua clínica é uma forma de melhorar o fluxo de trabalho. Em um ambiente de saúde que exige agilidade, simplificar determinados processos tem um impacto direto no rendimento dos funcionários e na redução do tempo de espera dos pacientes. Ao organizar o sistema de atendimento, a tecnologia permite que médicos e recepcionistas se concentrem no atendimento de qualidade, em vez de exercerem tarefas administrativas, como controle de agendamentos, datas de vencimento do faturamento e rastreamento de pacientes. Não é de se surpreender que a equipe médica veja os processos simplificados como um benefício importante. Fluxos de trabalho padronizados e recursos automatizados garantem um atendimento mais eficiente, desse modo, melhora a satisfação dos envolvidos. Para os pacientes, a capacidade de um médico acessar instantaneamente seus registros e tomar decisões de acordo com o seu histórico é um dos principais benefícios.Aplicação do prontuário eletrônico na rotina médica
O prontuário eletrônico pode potencialmente salvar vidas, tempo e dinheiro. Dado que os registros digitais contêm significativamente menos erros em comparação aos arquivos em papel. Inclusive, a comunicação entre médicos é muito melhor com o uso dessa tecnologia, permitindo a cada parte acesso total ao histórico de um paciente. Isso garante uma avaliação mais aprofundada e diagnósticos mais precisos. Os registros eletrônicos facilitam o acompanhamento dos pacientes que necessitam de cuidados continuados. Além disso, ter um prontuário completo em mãos economiza tempo de consulta e, em casos de urgência, os dados armazenados podem fornecer informações essenciais para o tratamento emergencial. Vale destacar que quando um paciente está sob cuidado de muitos médicos, o rastreamento de sua história, incluindo alergias, tipo sanguíneo, medicamentos atuais, procedimentos anteriores e outras informações relevantes, pode ser problemático quando se confia em gráficos em papel. Por isso, a aplicação do prontuário eletrônico possibilita que vários profissionais, independentemente da localização, acessem simultaneamente seu registro a partir de qualquer computador ou smartphone. O documento pode fornecer informações atualizadas sobre o histórico completo do paciente, incluindo os resultados dos testes atuais e as recomendações de outros médicos, proporcionando uma colaboração mais eficiente. Afinal, a redução dos erros médicos é, obviamente, uma tremenda vantagem na relação médico-paciente. Um sistema eletrônico elimina o problema de arquivos perdidos, ao mesmo tempo, evita a ocorrência de informações equivocadas que podem ocorrer na transcrição. Como pode ver, a tecnologia favorece o setor da saúde em muitos aspectos. Essencialmente, pelo acesso simplificado ao prontuário completo de um paciente, pelo qual não tem mais a necessidade de preencher o mesmo cadastro em cada consultório que for, sendo menos suscetível a testes duplicados, pois todos os exames estarão em um só ambiente. Dessa forma, garante informações mais precisas, atualizadas e completas, que naturalmente levam a uma maior qualidade de atendimento, desde diagnósticos melhores até erros reduzidos. Inclusive, com a diminuição do uso do papel, a instalação de softwares de gerenciamento contribui com as tarefas de rotina. Dessa forma, à medida que a quantidade de documentos físicos reduz, a eficiência dos atendimentos aumenta. Você gostou deste texto sobre como aplicar a tecnologia na relação médico paciente? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações no seu e-mail!17junAtendimento humanizado: o que profissionais da saúde devem saber?
A preocupação com o atendimento humanizado tem sido cada vez mais comum na área da saúde e gestão hospitalar, não é mesmo? Ainda mais por conta da humanização representar um compromisso organizacional para o aperfeiçoamento constante dos serviços médicos. Desse modo, o atendimento humanizado se refere ao valor particular do que significa ser humano e, além disso, ajuda a encontrar maneiras de agir com base nesse pensamento. Considerando que a tecnologia está avançando cada vez mais, é fundamental que seja utilizada de maneira sensata, já que esse recurso pode facilmente distanciar médicos de pacientes. Portanto, é importante carregar um senso de empatia para que você seja capaz de acolher e se interessar pelos aspectos emocionais de cada pessoa, para criar uma relação mais próxima. Vale lembrar que a humanização deve começar desde o momento em que o paciente entra na clínica. Ou seja, é um cuidado desempenhado não só pelos médicos, mas por todos os funcionários, como recepcionistas, porteiros e faxineiros. Neste artigo, apresentaremos a importância do atendimento humanizado nos setores da saúde, além de algumas dicas para você aplicar essa cultura em sua clínica. Boa leitura!Importância do atendimento humanizado
O atendimento humanizado é uma forma de alcançar eficiência. Quando existe uma comunicação mais direta entre médicos e pacientes, é mais simples estabelecer vínculos. É bom levar em conta que algumas pessoas recorrem às clínicas de saúde não apenas para resolver seus problemas físicos ou psicológicos, mas para encontrar um conforto pessoal. Com isso, a cultura de humanização gera melhores resultados. Portanto, quando uma instituição está concentrada nas reais necessidades do paciente, está colaborando para o processo de recuperação. Dado que em um ambiente acolhedor, as pessoas tendem a manter a mente fortalecida e mais positiva, não é verdade? Afinal, a experiência do paciente não se resume apenas ao atendimento médico.Como aplicar a humanização em sua clínica
Ainda que você escolha investir fortemente na divulgação da sua clínica, é importante saber que o bom atendimento é essencial. Lembre-se: sua instituição lida com pessoas nos momentos mais frágeis de suas vidas. Por isso o atendimento humanizado é o elemento-chave para o seu sucesso. Levando em conta que essa estratégia envolve todo o processo de atendimento, é necessário que os pacientes sejam vistos como uma pessoa com sentimentos e emoções, merecendo ser bem tratada em todas as etapas. Confira algumas formas de implementar esse conceito em sua clínica!Tenha uma equipe capacitada
Antes de qualquer prática de humanização em sua clínica, é fundamental estabelecer a harmonia entre todos os funcionários e acompanhar o progresso dos membros. Sem dúvida um ambiente no qual os profissionais estão cientes da sua função, torna-se um local agradável para se trabalhar, refletindo na relação de cada um com os pacientes. Isso exige treinamento, fazendo com que toda a equipe da clínica reconheça um paciente como pessoa, indo além do prontuário para fornecer mais segurança e adquirir sua confiança. O exercício da escuta ativa é essencial nos treinamentos. Assim, é possível ouvir e fazer com que a pessoa não se sinta sozinha em determinadas situações.Automatize os processos
A aplicação de tecnologia na rotina de sua clínica também pode auxiliar no processo de humanização. Por exemplo, a utilização do prontuário eletrônico armazena inúmeros dados sobre o paciente durante uma consulta. Dessa forma, viabiliza o atendimento personalizado e especializado, gerando diagnósticos mais precisos. Acima de tudo, a automatização está diretamente ligada à produtividade dos seus funcionários, uma vez que a tecnologia realiza os procedimentos que anteriormente eram manuais. Isso amplia o seu tempo de dedicação a um atendimento eficiente e especializado, além de não correr o risco de perder detalhes do histórico do seu paciente.Ofereça um ambiente agradável
Uma decoração acolhedora é excelente, tanto para a equipe interna, como para os pacientes. Crie um ambiente com cores mais vivas combinadas com tons neutros. Trabalhar com as tonalidades pode estabelecer conforto visual e emocional para quem está buscando por um tratamento médico. Além de acomodações satisfatórias, é indicado manter o espaço organizado, oferecer água ou café à vontade e elaborar distrações, como Wi-Fi, revistas e TV com uma programação leve para minimizar a angústia de estar em uma clínica.Torne a comunicação mais acessível
É bem incômodo para algumas pessoas entrar em um consultório e não compreender o que um médico está dizendo sobre a sua própria saúde. Ou utilizar termos médicos sem explicação prévia para conversar com recepcionistas e outros funcionários. Você não acha? Por essa razão, é extremamente importante desenvolver uma boa comunicação, tanto no relacionamento do gestor com sua equipe, como em relação à comunicação com o paciente. Desse modo, quando todos têm a capacidade de se comunicar de maneira objetiva, os procedimentos ficam mais práticos. Além disso, parte do processo de confiança está atrelado à segurança que o paciente sente com relação ao seu médico diante do diagnóstico ou tratamento. Nesse caso, uma comunicação compreensível faz a diferença na hora em que o profissional mostrar seu nível de conhecimento, mas, ainda assim, esclarecer de maneira clara o diagnóstico. Vale destacar que a boa comunicação estabelece mais empatia. Afinal, quando o médico demonstra seus valores, ele traz sensação de tranquilidade. Por isso, é importante que esse exercício seja feito constantemente para que a conversa seja espontânea com pacientes e funcionários. Os benefícios que a humanização do atendimento em sua clínica traz são inúmeros, como a melhora no ambiente de trabalho, agilidade dos processos internos e fidelização dos clientes. Assim, ter um pensamento mais humanizado aumenta a vantagem competitiva da sua instituição, fazendo com que os pacientes bem atendidos tenham mais apreço pelos profissionais da sua equipe, criando excelentes vínculos e recomendando seus serviços para outras pessoas. Por isso, investir em publicidade é importante, mas nunca descarte a opinião das pessoas que passam pelo seu consultório. Elas são as melhores formas de divulgação do trabalho da sua clínica. Então, acostume-se a ouvi-las, você vai se surpreender com os resultados. O que achou dessas dicas? Já aplicou a cultura de atendimento humanizado em sua clínica? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outros colegas a aprimorarem suas forma de ver o paciente!11junComo fazer atestados para pacientes de forma simples e rápida?
O alcance da tecnologia está criando um grande impacto no mercado, inclusive no setor da saúde. É impressionante a eficiência da ferramenta, uma vez que a emissão de atestados para pacientes de maneira digital pode evitar fraudes de informação. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE), cerca de 30% dos atestados emitidos no país são falsificados ou adulterados. A falta de controle faz com que as empresas não sejam capazes de avaliar a veracidade, da qual ocasiona grandes prejuízos financeiros e produtivos para as organizações. Para otimizar a gestão da sua clínica, reunimos neste post algumas dicas e apresentamos os benefícios de implementar o atestado digital em sua rotina médica. Boa leitura!Tenha um software com modelo pronto para preenchimento
O software é um sistema que contribui para o gerenciamento da sua clínica, atendo à sua demanda necessária, como agendamentos, histórico de cada paciente, armazenamento de dados. Além dos inúmeros serviços oferecidos por um software de gestão médica, muitos ainda contam com modelos preestabelecidos de atestados médicos. Os formulários podem ser destinados para consultas, acompanhamento familiar ou saúde ocupacional. Essa tecnologia dá oportunidade para que você se livre dos documentos físicos e armazene tudo na segurança do aplicativo.Utilize o prontuário eletrônico para armazenamento
A implantação de prontuários eletrônicos cria um impacto positivo no atendimento ao paciente. Dado que essa estratégia oferece recursos vantajosos aos médicos e demais usuários, permitindo que você mantenha o registro atualizado com todo o histórico de cada pessoa. Isso contribui para o aprimoramento do diagnóstico de maneira mais ágil e prática. Em geral, esse tipo de ferramenta utiliza armazenamento em nuvem, do qual é mais seguro e acessível por meio da internet. Essa praticidade evita a utilização de espaços físicos para o arquivamento de dados, como prontuários, exames, laudos médicos, dados pessoais e todos os atestados gerados. Bastante uma rápida pesquisa para conseguir as informações que precisa.Como funciona o atestado médico digital
Por meio das informações registradas sobre o paciente no prontuário eletrônico é feita a emissão do atestado digital, conforme as regras do Conselho Federal de Medicina. Para efetuar, é obrigatório que você tenha um e-CPF. Isso garante a segurança de que o atestado será assinado eletronicamente por um documento pessoal e intransferível. A impressão do atestado digital não é necessária, a menos que o médico precise da assinatura do paciente para a autorização da divulgação do Código Internacional de Doenças (CID). De outro modo, o médico poderá enviar os atestados digitais via e-mail, tanto para os pacientes como para as empresas em que trabalham. Vale destacar que todos os atestados digitais têm numerações únicas de série, que dificultam qualquer fraude posterior. Desse modo, além de evitar o envio de atestados médicos falsificados por parte dos funcionários, a emissão por meio digital colabora com a verificação das principais causas que geram o afastamento do trabalho.Atente-se às principais recomendações
Todo trabalhador tem direito ao atestado médico. A finalidade do documento é esclarecer afastamentos e faltas por motivos de saúde, sem que haja a perda de remuneração correspondente. Ao médico, convém especificar o tempo de dispensa e apresentar as razões do afastamento. Confira algumas recomendações:Não cobre pela emissão do atestado
Os atestados digitais geram um número de identificação, do qual pode ser utilizado para consultas de autenticidade. Há um custo de um real por cada documento emitido, no entanto, esse valor deve ser pago pelo próprio médico ou pela clínica. O paciente nunca arcará com esse custo, já que o atestado é parte integrante da consulta médica.Mantenha sigilo quanto às informações do paciente
As informações com relação ao paciente são sigilosas e não devem fazer parte dos atestados médicos. A não ser que o próprio paciente solicite o registro do diagnóstico. Nessas situações, é imprescindível que o mesmo escreva uma autorização de maneira clara, disponibilizando uma cópia anexada em seus registros médicos.Deixe clara a finalidade do atestado
É essencial descrever o objetivo do atestado emitido quando o documento visa o afastamento de atividades escolares, profissionais ou de qualquer outro compromisso. Dado que o paciente não pode justificar sua falta por conta de uma enfermidade, se o mal-estar não está explícito por meio de um atestado.As principais vantagens e-atestado
Desde 2012, o INSS considera o uso dos atestados para pacientes de forma digital, com a finalidade de reduzir o acúmulo de pessoas que precisam de perícia médica para fins trabalhistas. O acesso a esse benefício pode ser adquirido por médicos que atuam como pessoa física ou por entidades de saúde, como clínicas e hospitais. Essa prática controla a compra e venda de documentos falsificados vinculados ao seu CRM, uma vez que a intenção é que o atestado seja enviado diretamente para o setor de recursos humanos da empresa, sem o intermédio do paciente. Isso elimina o risco de extravio e traz mais agilidade para o empregador, do qual pode substituir o funcionário em questão rapidamente, se esse for o caso. Inclusive, diminuindo o uso do papel na criação de atestados convencionais, a sua clínica estará contribuindo para a proteção do meio ambiente e ainda reduzindo seus custos por conta da economia de materiais. Para os médicos as vantagens também são grandes. Considerando a quantidade de falsificação, que depois é preenchida de forma inapropriada utilizando assinaturas e carimbos com o nome de qualquer médico, muitas vezes essa ação só é descoberta mediante intimação. Já no caso dos pacientes, o e-atestado certifica a veracidade dos seus afastamentos, evitando que sejam contestados. Além disso, com o fácil acesso aos atestados anteriores do paciente, é possível realizar melhores diagnósticos conjuntos e excelentes acompanhamentos com relação à evolução do paciente. Poupando tempo de ambas as partes. Como você pode ver, a aplicação da tecnologia no dia a dia da sua clínica garante mais segurança e agilidade para pacientes, empresas e para você mesmo. Você também quer mais praticidade na hora de gerar atestados para pacientes? Agora que já entende melhor sobre o assunto, entre em contato conosco para conhecer os nossos planos. Basta acessar nosso site e aumentar a eficiência do seu negócio!