Veja 4 dicas infalíveis para aprender mais na residência médica

março 12, 2019

A residência é um divisor de águas na vida de todos os médicos: é ela que define a especialidade dentro da medicina e direciona toda a carreira profissional. Como a carga de informações nesse momento é alta, aprender mais na residência médica pode ser um desafio.

Nos últimos anos, encaramos mudanças importantes no processo de admissão na especialização. Algumas vagas são muito competitivas — chegando a centenas de candidatos por vaga. Esse é outro motivo que faz com que aprender mais na residência médica seja um objetivo tão valioso.

Nesse post, daremos dicas de como fazer para potencializar essa experiência. Com um direcionamento simples, porém eficaz, é possível extrair o máximo possível da sua especialização. É possível alcançar níveis cada vez maiores dentro da carreira médica. Vamos lá?

1. Conheça outras áreas médicas

A medicina abre portas para diversas modalidades de carreira: desde o trabalho em laboratórios até procedimentos cirúrgicos complexos, é possível conhecer um leque variado de profissões. Embora focar em uma área específica seja fundamental, é também válido conhecer outras áreas.

Afinal, nenhum procedimento ou especialidade ocorre sozinho dentro da área da saúde. Cada vez se fala mais em multidisciplinaridade, um conceito que busca a integração de várias profissões. Conhecendo outras áreas da medicina, é possível informar melhor seu paciente e saber dados interessantes que complementam o diagnóstico e tratamento.

2. Frequente eventos científicos

A medicina está em constante mudança. Cada vez mais contamos com inovações tecnológicas e estudos que ultrapassam barreiras nacionais. Para se manter atualizado, uma boa estratégia é frequentar atividades científicas, como congressos e jornadas acadêmicas. Nelas, profissionais de vários níveis de especialização trocam experiências e se informam do que há de novo na área.

3. Mantenha uma rede de contatos

Mesmo na medicina, contatos caracterizam uma parcela importante da evolução na carreira. Conversar com médicos experientes permite mais do que apenas aprender com eles: você também consegue demonstrar um bom serviço e abrir as portas para parcerias quando se formar. Além disso, por meio da troca de experiências é possível crescer mutuamente, mesmo com médicos mais experientes.

4. Tenha conhecimento de gestão

A carreira médica possui alguns objetivos muito específicos. Um deles, almejado por profissionais de diversas áreas, é montar o consultório próprio. Para um negócio bem-sucedido, conhecer sobre gestão e administração é primordial: esse é um processo em que os profissionais liberais se tornam empresários, e precisam de conhecimento para tanto.

Como a maioria das residências ocorre em hospitais, é possível conhecer diversos núcleos de gestão: desde a gestão financeira até a distribuição de profissionais, há uma série de fatores envolvidos. É uma oportunidade única de ampliar os horizontes do aprendizado e extrapolar os limites do estudo excessivamente técnico e teórico.

Aprender mais na residência médica é um processo contínuo, que pode ser ajudado com essas dicas no cotidiano. Com uma bagagem de conhecimento e experiência, sua carreira certamente poderá ser cada vez mais alavancada. Quando chegar a data de sua formatura, você certamente estará mais capacitado e terá uma visão ampla de vários processos.

Por falar em obtenção de experiência, que tal olhar para o futuro e planejar desde já as atividades de sua clínica? Saiba porque os processos manuais podem prejudicá-lo!

Mais Recentes